O Treinamento em Trânsito é importante para empresas que utilizam frotas e condutores contratados para realizar o transporte de cargas ou pessoas. O curso tem como objetivo reduzir os acidentes de trânsito, além de proteger os colaboradores que lidam com o trânsito de forma direta ou indiretamente.
Abaixo, vamos entender melhor os benefícios de fornecer o Treinamento em Trânsito da Trânsito Fácil e qual a obrigatoriedade dele para alguns tipos de negócios. Confira e entenda melhor!
O Treinamento em Trânsito da Trânsito Fácil é voltado para empresas que utilizam condutores contratados para dirigir seus veículos e também para os demais colaboradores, com foco, principalmente no deslocamento: casa – trabalho – trabalho – casa, que estes colaboradores fazem diariamente e onde ocorrem a maioria dos acidentes de trânsito.
A questão da segurança no trânsito vem sendo cada vez mais debatida por toda a sociedade e pelo governo, por alguns motivos:
Temos hoje um dos trânsitos mais violentos do mundo. São milhares de mortos e feridos devido à falta de respeito às leis e até mesmo por falta de informação.
Esse é um problema de ordem nacional, que necessita de atenção especial, pois as consequências de um trânsito mal ordenado refletem em altos custos para o Estado e para as empresas, deixando ainda milhares de vítimas que sofrem com os traumas e sequelas resultantes do acidente.
O Treinamento em trânsito visa justamente diminuir a falta de conhecimento em relação às leis e sensibilizar os colaboradores quanto a importância do papel de cada um para que o trânsito seja um local mais seguro para todos.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, sim. Se a sua empresa conta com funcionários contratados para dirigir seus veículos, você deve oferecer para eles um treinamento adequado para lidar com o trânsito. O código é bastante claro no parágrafo Único do Artigo 150, que diz:
“A empresa que utiliza condutores contratados para operar sua frota de veículos é obrigada a fornecer curso de direção defensiva, primeiros socorros e outros conforme normatização do CONTRAN”.
Isso significa que há uma fiscalização e é fundamental que sua empresa cumpra com suas obrigações para evitar transtornos futuros decorrentes de acidentes de trânsito. Além de obrigatório, é importante para todos que haja esse treinamento.
Vamos falar abaixo dos benefícios dele!
Os benefícios de realizar o Treinamento em trânsito são inúmeros para o bem-estar e segurança dos seus funcionários. Separamos alguns deles para entendermos melhor como é o seu impacto na empresa:
Os riscos em acidentes de trânsito diminuem drasticamente quando um condutor tem acesso às leis e conhecimento específico para transportar cargas ou pessoas com maior segurança. Isso é excelente para a empresa em diversos pontos de vista: seus funcionários ficam mais seguros e sua empresa evita uma série de problemas decorrentes dos acidentes.
Nem só os acidentes são ruins para a empresa. Multas de trânsito também podem ser problemáticas e causar prejuízos enormes. Com o devido treinamento, evita-se a desinformação e melhora o grau de conscientização dos colaboradores que tem problemas recorrentes com infrações de trânsito.
Isso faz com que a empresa pague menos multas e consiga reduzir custos e prejuízos.
A maioria dos acidentes de trânsito ocorre no trajeto casa – trabalho, trabalho – casa, funcionários que se acidentam precisam ser afastados por tempo indeterminado e isso gera custos, além de causar a perda de um colaborador importante – isso sem contar com o risco de morte causada pelo acidente.
Além de todo o custo com as multas, há também os custos com a reparação do veículo que passa por um acidente. Mesmo em casos onde há seguro para esse tipo de problema, nem sempre a cobertura é completa e há a necessidade de pagar uma taxa para a seguradora.
Se há muitos custos para lidar quando há um acidente, imagina quais são os enormes transtornos por causa dele? Existem inúmeros problemas burocráticos e isso pode gerar atrasos na empresa, diminuição da produtividade e até envio de funcionários para lidar com esse tipo de situação desagradável. O quanto ela puder ser evitada, melhor!
Se você tem uma empresa com frota e funcionários contratados para conduzir os veículos, é preciso fazer o treinamento em trânsito.