10 anos de Maio Amarelo em Cascavel

O Maio Amarelo é um movimento internacional, que teve início no Brasil, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária com o objetivo de conscientizar a sociedade para a redução de acidentes de trânsito, utilizando como metodologia a inserção da sociedade desde o planejamento, desenvolvimento e avaliação.

O mês de maio foi escolhido devido a Década de Ação para Segurança No Trânsito, que ocorreu em 11 de maio de 2011, proposta pela ONU – Organização das Nações Unidas. A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito, a cor da atenção no semáforo, e tornou-se o sinal de alerta no trânsito de todo o mundo. E quanto ao laço, o mesmo simboliza como algo a se engajar. Quem usa o laço, aderiu ao movimento e ainda se compromete a fazer a diferença no trânsito.

O Movimento Maio Amarelo, hoje, tem adesão de mais de 30 países dos cinco continentes. Vale ressaltar que o Maio Amarelo é um movimento, não apenas uma campanha. Um movimento que “abre” as ações educativas do ano inteiro, ou seja, terá continuidade. Pode ser mobilizada pelo órgão de trânsito, por um Observador Certificado ou mesmo por qualquer cidadão engajado na causa.

Relembrando as campanhas do Movimento Maio Amarelo

Em 2014, o Maio Amarelo foi lançado com o tema “Atenção pela Vida”, onde já na primeira Campanha, Cascavel aderiu com muitas atividades.

“Seja Você a Mudança”, tema da segunda Campanha em 2015. Em 2016, “Eu Sou +1”, depois, “Minha Escolha, Faz a Diferença”, em 2017, seguindo: “Nós Somos o Trânsito”, “No Trânsito, o sentido é a vida”.

“Perceba o risco. Proteja a vida”, que aconteceu em 2020, mesmo com a pandemia de Covid 19, realizou-se um grande movimento, com muita inovação, através da mídia, encontros virtuais, gravação de palestras e orientações. Enfim, aconteceu o movimento e muita criatividade, em meio de momentos incertos.

Em 2021, a oitava campanha aconteceu com o tema “Respeito e Responsabilidade, Pratique no Trânsito”, elencando com a pandemia e cuidados a serem tomados, também no trânsito.

“Juntos Salvamos Vidas!”, tema de 2022. Vencemos uma pandemia e vamos juntos trabalhar em prol do trânsito, em prol do outro.

E fechando os 10 anos de Movimento, temos “No Trânsito, Escolha a Vida!”. O tema deste ano de 2023, nos deixa livre para escolher e ao mesmo tempo nos leva a refletir sobre as consequências das nossas escolhas: celular ao volante, beber e dirigir, não usar cinto, etc., são escolhas que podem ser a causa de acidentes com graves consequências.

A cada ano uma reflexão. Nesses 10 anos, muitas mensagens. É importante ressaltar que temos um grande problema social, mas que a solução está em cada um de nós. E quando começar? Comece agora!!!

Se 90% dos acidentes são causados pelo fator humano, 90% são evitáveis. Aprendemos técnicas de direção, mas precisamos mudar o comportamento. Respeitar normas, regras, se colocar no lugar do outro, educar com exemplo. É difícil? Não. Vamos começar agora!


Sobre o autor

Luciane de Moura: Pedagoga. Especialista em Trânsito. Instrutora de Trânsito. Professora. Observadora Certificada do Observatório Nacional de Segurança Viária. Educadora de Trânsito.

Profissionalize sua carreira agora!

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?