A profissão de examinador de trânsito sempre esteve entre as mais concorridas da área, especialmente por se tratar de um cargo onde é necessário prestar concurso público – o que o torna muito mais estável e seguro.

Mas, será que vale a pena fazer o curso de Examinador de Trânsito e investir na carreira? O salário compensa o esforço? É o que vamos explicar no texto de hoje. Confira!

Quem é o Examinador de Trânsito?

Para quem ainda não conhece, o examinador de trânsito pode ser responsável por diversas funções dentro dos CIRETRANS e do DETRAN. Especificamente, ele é quem faz as provas de direção junto com os alunos, avaliando seus desempenhos e definindo o resultado final.

Por ser de alta responsabilidade, o examinador é uma das figuras mais importantes do sistema e, sem ele, seria impossível realizar os exames da maneira como fazemos hoje em dia.

Quanto ganha o Examinador de Trânsito? Vale a pena ser um?

A questão do salário não é tão simples quanto pensamos, já que os examinadores de cada região recebem uma remuneração diferente. Em geral, os salários variam entre R$2000,00 e R$4500,00, dependendo de cada estado.

Mas, é válido lembrar que vale muito a pena ser um examinador não apenas devido ao salário. A grande motivação desses profissionais é ter um emprego estável e fixo, com vaga vitalícia.

É importante dizer sempre que os examinadores de trânsito são pessoas altamente capacitadas para realizarem as provas, já que os órgãos oferecem treinamento algumas vezes durante a carreira dele – o que torna a profissão excelente para quem quer sair da zona de conforto e aprender mais.

Como ser um examinador de trânsito? Quais os passos?

Para trabalhar na área de trânsito, nem sempre é necessário fazer um concurso – mas esse não é o caso do Examinador. Vamos aos passos que você terá que dar para chegar à sua carreira:

1- Faça um curso de Examinador de Trânsito

O Curso de Examinador de Trânsito é fundamental para entrar nessa área, além de obrigatório. Nele, o aluno vai aprender uma série de técnicas para se tornar um bom examinador, além de uma base para o concurso.

Nós da Trânsito Fácil teremos um nova turma em junho, no dia 22. Se você quer se tornar um profissional do trânsito concursado, entre em contato e comece já a se preparar!

2- Faça o concurso para Examinador

Depois de finalizar o seu curso de Examinador de Trânsito, será necessário prestar um concurso público. Em geral, todos os anos saem novas vagas, dependendo do Estado em que você está.

O nível das provas é médio, o que significa apenas questões referentes até o terceiro ano do Ensino Médio e outras específicas.

Gostou das dicas de hoje? Baixe nosso infográfico gratuitamente e entenda mais sobre o universo do Examinador de Trânsito. Até a próxima!