Semana Nacional do Trânsito - Qual a importância dela? - Curso de Instrutor de Auto Escola, Examinador de Trânsito e outros | Trânsito Fácil

Semana Nacional do Trânsito – Qual a importância dela?

Do dia 18 a 25 de setembro, ocorrerá a Semana Nacional do Trânsito, uma das ações convocadas pelos órgãos que compõem o trânsito brasileiro, como o DETRAN, o CIRETRAN e o CONTRAN. Tão importante para o nosso país, a Semana Nacional do  Trânsito também é importante para os motoristas, que precisam fazer parte desse momento e aproveitá-lo para melhorar suas condutas no trânsito.

No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre os objetivos da Semana do Trânsito e como ela funciona na prática. Confira abaixo!

 

Entendendo a Semana Nacional de Trânsito

 

Prevista pelo CTB, o Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional do Trânsito surge como uma aliada no combate às mortes e acidentes que estão aumentando a cada ano que passa.

Como motorista, é fundamental ter consciência das ações que os órgãos do sistema de trânsito oferecem, pois todas elas têm objetivos voltados a deixar o trânsito mais seguro para todos.

Basicamente, quem define os temas de cada ano é o CONTRAN e em todas as edições existe um assunto específico a ser discutido, debatido e analisado. Este ano, o tema é: “No trânsito, o sentido é a vida”. Entre as ações, podemos destacar:

 

  • Palestras;
  • Panfletagens em escolas, semáforos, lugares públicos;
  • Rodas de debate com governantes, como prefeitos e governadores;
  • Cursos específicos para motoristas e também para profissionais do trânsito;
  • Campanhas de conscientização na televisão, no rádio e em outras mídias.

 

Como o motorista profissional pode participar da Semana Nacional de Trânsito?

 

Existem muitas maneiras do profissional do Trânsito participar dessa semana tão importante. Ele pode ir em debates, palestras ou ações que serão promovidas na sua cidade, aprendendo mais sobre o trânsito e como é possível prevenir acidentes e tragédias.

Profissionais do trânsito que se importam e estudam sobre a área, também são responsáveis por melhorar todo o sistema!

 

Alguns dados importantes

 

Para falarmos sobre a Semana Nacional do trânsito é válido citarmos alguns dados. Segundo pesquisas, apenas em 2019 tivemos 19 mil vítimas fatais em decorrência de acidentes no trânsito, o que significou um aumento em relação a 2017 e 2018.

Por isso, a Semana Nacional do Trânsito é cada vez mais importante, justamente porque muitos jovens estão obtendo suas CNHs,  sem a noção da importância de serem responsáveis e prezarem por suas vidas e dos demais usuários das vias.

Como profissionais do trânsito, nós temos obrigação de darmos o exemplo e nos tornarmos mais ativos na luta contra os acidentes.

 

Seja um profissional do trânsito exemplar!

 

Se você é motorista ou instrutor profissional, fazer parte da Semana Nacional do Trânsito é uma das formas de fazer com que o trânsito fique mais seguro. Entre os objetivos, ela é capaz de conscientizar as pessoas e mostrar o quanto é importante se preocupar com excessos negativos, como o de velocidade ou o de imprudência de uma forma geral.

É essencial entender que a forma como você dirige está ligada ao quanto estamos ou não seguros dentro de um veículo. Faça parte da Semana Nacional do Trânsito e seja um profissional exemplar! Se tiver algum evento na sua cidade, compareça e chame seus colegas!

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais!

Gostou deste artigo?

Inscreva-se em nossa mala direta

e receba nossos conteúdos periodicamente em seu e-mail

SOLICITAR INFORMAÇÕES

Nome (Obrigatório)

E-mail (Obrigatório)

Telefone (Obrigatório)




Cursos de Capacitação Profissional para CFC/Autoescola

Realizar minha inscrição

Nome Completo (obrigatório)

Sexo (obrigatório)

CPF (obrigatório)

Número Registro da CNH (obrigatório)

Categoria CNH (obrigatório)

Escolaridade (obrigatório)

Data de Nascimento (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone

Celular (obrigatório)

Endereço (obrigatório)

Cidade (obrigatório)

Estado (obrigatório)

Como soube do curso?

Período do Curso (obrigatório)

captcha

Preencha os caracteres acima