Por que treinar funcionários para direção defensiva e leis de trânsito? - Curso de Instrutor de Auto Escola, Examinador de Trânsito e outros | Trânsito Fácil

Por que treinar funcionários para direção defensiva e leis de trânsito?

Treinar funcionários para direção defensiva é obrigatório para empresas que contratam motoristas próprios para operar suas frotas ou mesmo realizar o transporte de seu pessoal? Quando esse tipo de treinamento é necessário e quais são os seus benefícios para as empresas? No texto de hoje, separamos algumas informações relevantes sobre o assunto, confira!

 

Quando treinar funcionários para direção defensiva?

 

Embora seja recomendado treinar funcionários para direção defensiva em diversas ocasiões, como quando eles vão trabalhar de carro todos os dias, há momentos onde o treinamento não é só indicado, mas é também obrigatório. Vamos entender melhor:

 

  • Segundo o Parágrafo único do Artigo 150 do CTB, sempre que o funcionário for condutor de veículos em empresa que possui frota, ele deve realizar o curso de direção defensiva, além de outros normatizados pelo Contran.

 

Ou seja, caso seus funcionários conduzam veículos para entregas ou mesmo façam o transporte de outros colaboradores até a empresa, eles devem – obrigatoriamente – realizar o curso de Direção Defensiva. Vale lembrar que esse curso deve ser ministrado em um local regulamentado, como é o caso da Trânsito Fácil.

 

Quais são os Benefícios de treinar funcionários para direção defensiva?

 

Embora o curso seja obrigatório, veja quantos benefícios um bom treinamento, em direção defensiva, pode trazer para uma empresa que se preocupa em qualificar sua equipe. Vamos entender quais são eles:

 

  • Riscos de acidentes

 

A maioria dos acidentes de trânsito, envolvendo colaboradores de uma empresa, ocorre no seu deslocamento diário da casa para o trabalho ou do trabalho para a casa, além é claro, daqueles que ocorrem no desempenho da função de motorista, ou seja, conduzindo um veículo de forma profissional, o curso tem como objetivo, de diminuir o risco de acidentes e, como consequência, preservar a vida do condutor e também diminuir os problemas causados para a empresa.

 

  • Redução de custos

 

Como problema, além das despesas médicas hospitalares, um acidente causará prejuízos para a empresa, que precisará arcar com o conserto do seu veículo e possivelmente de outros envolvidos, ou até mesmo de algum dano ao patrimônio público.

Além disso, as multas serão dobradas quando o veículo for de uma empresa. A condução de veículos por funcionários despreparados, tendem a elevar cada vez mais os custos para a empresa.

 

  • Afastamento do funcionário

 

Geralmente, quando ocorre um acidente de trânsito, além dos transtornos já conhecidos, certamente, haverá também o afastamento do funcionário das suas atividades diárias e isso pode comprometer o andamento dos trabalhos da empresa e dependendo da gravidade do acidente este afastamento pode ter um período expressivo. Além é claro, de afetar diretamente o colaborador e sua família com perdas de rendimentos, traumas físicos e emocionais, gerados por consequência do acidente.

 

A melhor forma de prevenir um acidente de trabalho será sempre com o contínuo aprimoramento do conhecimento dos funcionários. Porém, quando falamos em trânsito, entende-se que o condutor já saiba o que está fazendo – o que não é sempre verdade.

Quando condutores novos começam na empresa com pouca experiência de direção, mesmo habilitados há anos, não há muito como prever como eles irão se comportar no trânsito. Por tudo isso, para maior segurança da empresa, a melhor alternativa é o treinamento, para que haja a diminuição da exposição ao risco de toda a equipe.

 

Todos esses motivos, por si só, já seriam suficientes para treinar funcionários para direção defensiva. Mas, precisamos lembrar mais uma vez, que o curso é obrigatório nas circunstâncias que citamos acima.

Então, fique de olho na legislação e mantenha sua empresa sempre em ordem e seus funcionários seguros!

Entre em nosso site e veja como funciona nosso curso Treinamento In Company – temos os melhores profissionais do mercado e condições especiais!

 

 

Gostou deste artigo?

Inscreva-se em nossa mala direta

e receba nossos conteúdos periodicamente em seu e-mail

SOLICITAR INFORMAÇÕES

Nome (Obrigatório)

E-mail (Obrigatório)

Telefone (Obrigatório)

Cursos de Capacitação Profissional para CFC/Autoescola

Realizar minha inscrição

Nome Completo (obrigatório)

Sexo (obrigatório)

CPF (obrigatório)

Número Registro da CNH (obrigatório)

Categoria CNH (obrigatório)

Escolaridade (obrigatório)

Data de Nascimento (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone

Celular (obrigatório)

Endereço (obrigatório)

Cidade (obrigatório)

Estado (obrigatório)

Como soube do curso?

Período do Curso (obrigatório)

captcha

Preencha os caracteres acima