O instrutor de trânsito é uma das figuras mais comuns da autoescola e com quem os alunos mais têm contato durante seus processos de primeira habilitação ou de qualquer outra alteração na CNH. Mas o que muita gente não sabe é o que faz exatamente um instrutor de trânsito – quais campos ele pode atuar – e como é possível entrar para a área e se tornar um desses profissionais. No texto de hoje, vamos falar de maneira simples e objetiva sobre esse assunto, respondendo a essas principais dúvidas. Veja abaixo algumas informações que trouxemos!

Afinal, o que faz um instrutor de trânsito?

O instrutor de trânsito, como falamos acima, é um dos principais colaboradores de uma autoescola. Em geral, ele atua dando aulas práticas aos alunos, seja de moto, carro ou em outro veículo maior. Essas aulas práticas são pensadas para que o aluno consiga se desenvolver o suficiente para passar na prova e também para ter segurança em dirigir sozinho após o término do processo. Por isso, o instrutor precisa ser uma pessoa paciente e que possua as ferramentas necessárias para ensinar – mesmo quando tiver que lidar com pessoas com excesso de medo de dirigir, por exemplo.

Mas, além de dar aulas práticas, o instrutor de trânsito também pode dar aulas teóricas, aquelas ministradas no CFC antes do começo das aulas práticas. Esse é um trabalho bastante interessante e que pode ser o mais indicado para aqueles instrutores que gostam de ficar em ambientes fechados e com uma rotina mais regrada.

Seja qual for a escolha do profissional ou a vaga que ele conseguir, o instrutor de autoescola precisa ser uma pessoa que gosta de lidar com alunos e que tenha estudado para repassar os seus conhecimentos, práticos ou teóricos. Afinal, ele é quem irá fazer toda a diferença na aprovação dos seus alunos!

E como se tornar um instrutor de trânsito?

Basicamente, o instrutor de trânsito precisa se formar em um curso prático e teórico que oferecemos aqui na Trânsito Fácil, o curso de Instrutor de Trânsito ou Instrutor de Autoescola. Esse curso é obrigatório para todos os instrutores e a autoescola só pode contratar pessoas que estejam formadas por ele. Ou seja, se você deseja uma vaga em uma autoescola ou CFC, saiba que o curso fará parte do seu processo para ser contratado.

E quanto ganha um instrutor de autoescola? Vale a pena fazer o curso?

O valor do salário de um instrutor depende muito da localidade, indo de R$1500,00 por mês até R$3000,00 em alguns locais. Tudo depende da autoescola, da experiência do profissional e, claro, da localidade. Cidades mais populosas tendem a pagar melhor, enquanto cidades menores tendem a pagar mais apenas aos profissionais com mais anos no mercado. Mas, vale fazer uma pesquisa e, se o seu desejo for se tornar instrutor, procurar saber mais sobre o salário da sua cidade.

Gostou de saber mais sobre o que faz um instrutor de trânsito? Entre em contato conosco para saber mais sobre o curso!