O que faz um instrutor de Autoescola? Saiba tudo sobre a profissão! - Curso de Instrutor de Auto Escola, Examinador de Trânsito e outros | Trânsito Fácil

O que faz um instrutor de Autoescola? Saiba tudo sobre a profissão!

O Instrutor de Autoescola é uma figura bastante conhecida no mundo particular da área de trânsito. Ele costuma estar presente quando o aluno chega para obter sua primeira habilitação, desde o cursinho teórico até as aulas práticas.

Esse profissional, tão importante para uma Autoescola é um dos mais comuns, porém, muitas vezes se torna escasso, justamente por ser necessário vários requisitos para se tornar um bom instrutor.

No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o que faz o conhecido Instrutor de Autoescola, como ele ajuda a empresa e os alunos e se realmente vale a pena começar na área. Confira abaixo!

 

O que faz um Instrutor de Autoescola, afinal?

 

Se você sempre teve curiosidade de quais são as principais funções de um instrutor de autoescola, estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas. Afinal, esse profissional tão presente nas autoescolas é responsável exatamente pelo o quê? O que você, caso entre para a área, faria durante o dia todo? Separamos as principais funções abaixo!

 

1- Ensinar os alunos a teoria do CTB

 

Com certeza, muitas pessoas não sabem que os Instrutores de Autoescola também podem ser Instrutores Teóricos. Mas essa é uma das funções mais importantes desse profissional, que pode escolher passar os seus dias ensinando a teoria do Código Brasileiro de Trânsito e fazendo com que eles alunos conheçam mais sobre os seus deveres e direitos.

Para ser um instrutor teórico, é preciso se formar no Curso de Instrutor de Autoescola e, claro, ter familiaridade com a função de dar aulas, pois ela é de grande responsabilidade – assim como ensinar a prática aos alunos.

Nesse momento tão importante nas aulas teóricas, a maioria dos alunos estão ainda começando a entender o quanto é essencial conhecer as leis e respeitá-las para serem bons cidadãos. Então, se você pensa em fazer o curso, saiba que essa é uma das áreas de atuação que tem como vantagens:

 

  • Ser menos estressante, porque o aluno ainda está começando e não tem o peso do nervosismo de dirigir pela primeira vez;

 

  • Ser mais tranquila porque não é preciso sair na chuva ou no frio e as aulas são sempre em salas cobertas.

 

  • Ser sempre um desafio porque o professor também tem que estudar as leis para ensinar seus alunos da melhor maneira possível. Logo, você sempre estudará e se tornará mais ativo nesse sentido.

 

  • Além disso, é uma profissão que pode ser bem remunerada, já que não é fácil encontrar pessoas que tenham o dom de ensinar.

 

2- Ensinar a dirigir

 

Claro, quando pensamos em Instrutor de Autoescola, pensamos na pessoa que vai nos ensinar a como conduzir um veículo. Sem dúvidas, essa é uma das funções mais comuns e mais importantes desse profissional.

Mas ensinar a dirigir é apenas um termo muito pouco amplo e que não condiz com tudo que aquele profissional vai fazer pelo seu aluno. Além de ensinar o básico do veículo, ele terá que ajudá-lo a superar seus medos, explicar alguns “macetes” para que ele saiba lidar com surpresas no trânsito, mostrar suas qualidades e dificuldades, saber entender quando o aluno está com o psicológico abalado e motivá-lo para a prova final.

Tudo isso é aprendido no curso de Instrutor de Autoescola, mas é preciso também que o profissional tenha uma certa empatia com seus alunos e paciência com todos eles. Entre as vantagens de trabalhar nessa função, podemos citar:

 

  • Fazer parte da história de uma pessoa que está realizando um sonho tão comum e que pode ser tão difícil.

 

  • Ter a satisfação de ajudar alguém muito ansioso a conseguir dirigir um veículo com segurança e tranquilidade e saber que seu papel foi fundamental nesse processo.

 

  • Poder fazer parte da construção de um trânsito melhor, passando aos seus alunos tudo que você entende como correto e ideal nesse sentido.

 

  • Não precisar trabalhar em um local fechado e estar sempre na rua, vendo o movimento e conversando com as pessoas.

 

  • Entender que o seu trabalho tem grande impacto social e que o seu exemplo será seguido por seus alunos, que vão sempre te admirar por ter sido quem trouxe a consciência que eles precisam para fazer o trânsito mais seguro.

 

E quais são as vantagens de ser um Instrutor de Autoescola?

 

Para finalizar o texto de hoje, separamos algumas vantagens de se tornar um Instrutor de Autoescola e fazer o curso:

 

1- O salário do instrutor de autoescola pode ser muito bom em algumas regiões do país, especialmente nos grandes centro. Mas, sem dúvidas, quem se especializa ganha mais do que quem não fez nenhum curso para atuar no mercado de trabalho. Logo, vale a pena iniciar uma carreira na área de trânsito.

 

2- A área de trânsito oferece muitas oportunidades para quem quer crescer e se desenvolver. Como Instrutor de Autoescola, você poderá se especializar ainda mais e se tornar um Instrutor Especializado atuando em cursos específicos. Seja como for, existem inúmeras possibilidades.

 

3- Por fim, um instrutor de Atuoescola pode realizar outros cursos na área de trânsito e também atuar com cursos especializados.

 

4- Também vale dizer que essa é uma área onde existe bastante satisfação pessoal e muitos instrutores se sentem realizados com os seus trabalhos.

 

Gostou das dicas de hoje e já sabe o que faz um Instrutor de Autoescola? Entre em contato conosco para saber mais sobre o curso e as próximas turmas! Até a próxima!

Gostou deste artigo?

Inscreva-se em nossa mala direta

e receba nossos conteúdos periodicamente em seu e-mail

    SOLICITAR INFORMAÇÕES

      Nome (Obrigatório)

      E-mail (Obrigatório)

      Telefone (Obrigatório)




      Cursos de Capacitação Profissional para CFC/Autoescola

      Realizar minha inscrição

        Nome Completo (obrigatório)

        Sexo (obrigatório)

        CPF (obrigatório)

        Número Registro da CNH (obrigatório)

        Categoria CNH (obrigatório)

        Escolaridade (obrigatório)

        Data de Nascimento (obrigatório)

        E-mail (obrigatório)

        Telefone

        Celular (obrigatório)

        Endereço (obrigatório)

        Cidade (obrigatório)

        Estado (obrigatório)

        Como soube do curso?

        Período do Curso (obrigatório)

        captcha

        Preencha os caracteres acima